top of page

Escute a playlist do livro RETALHOS VULCABRÁS:
https://open.spotify.com/embed/playlist/3KN9QmsjSuYsrkJn8iE3Bp

 

Agrada-me em especial na escrita do Sérgio uma elegância de expressão, resultante de um amor pela leitura, pela literatura, mas que não incorre na literatice, numa parede de erudição ou numa expressão por vezes empolada, pedindo aos leitores que reconheçam a bagagem de leituras do autor. Antes pelo contrário. Das tantas leituras vêm a percepção de que se deve oferecer a um leitor a alegria da descoberta, o mistério da experiência de aqui estarmos, um convite e não uma palestra, uma pergunta e não uma resposta.
Fortalece a beleza dos contos deste livro ainda o trânsito forte do autor com a poesia. Há anos penso que mesmo que não venham a ser poetas (não é o caso do Sérgio, cuja lírica é excelente), os prosadores poderiam nutrir mais suas escritas com a leitura de versos. Seja pelo dinamismo, seja pela agudeza, seja para reencontrar o poder das palavras de conjurar um mundo renovado a cada linha. Não são poucos os momentos nas narrativas de Retalhos vulcabrás (e não me refiro apenas aos textos poéticos e minicontos poéticos da obra) em que temos a nítida impressão de estarmos diante do encantamento e da concentração que costumamos obter nos poemas. E assim se nos amplia, creio que diretamente por isso, a sensorialidade dessas histórias, essa impressão duradoura que muitos contos nos deixam de termos habitado seus espaços, um antigo sebo, uma casa de campo, um salão de beleza.
Matéria e forma. Os dois materiais de construção de qualquer escrita, íntegra ou feita retalhos, estão aqui amalgamadas em uma só experiência recompensadora de leitura.
Creio que já é hora de recomeçar pelo bilhete da abertura.

 

Pedro Gonzaga

Professor, escritor, poeta

Retalhos Vulcabrás

A classificação é 0.0 de 5 estrelas com base nas avaliações
R$ 65,00 Preço normal
R$ 52,00Preço promocional
  • Ficha técnica

    SKU / ISBN: 9786584945067
    Título: Retalhos vulcabrás
    Autor: Sérgio Anauate
    Selo editorial: OIA
    Categoria: Contos
    Idioma: Português-brasileiro
    Páginas: 116
    Idade de Leitura: 14
    Dimensões: 14 x 0.7 x 21 cm
    Brindes(s) do kit: 01 carta secreta, 01 marca-página
    Publicação: 25.03.23
    Revisor: Thiago Medeiros e Iana Escudeiro
    Editor: Carlo Benevides
    Ilustradora: Letícia Santiago
    Capista: Carlo Benevides
    Diagramador: Carlo Benevides
    Direção editorial: OIA editora

  • MINIBIO

    Sérgio Anauate nasceu na madrugada de 23 de dezembro de 1952, em São Paulo. De moura origem, a fórceps parido, se fez engenheiro na USP, psicólogo na paulistana, cozinheiro no fogão e escritor na surdina. Atua com paixão nessa ordem e em qualquer outra. Desde criança viciado em leitura, de Mandrake a Moby Dick, de Machado a Guimarães, de Hesse a Roth, Kaváfis, Manoel e Fernando, sertão, montanha, deserto e mar. Fascinado pelas letras conjugando significados, escreve poemas e histórias desde sempre. Desconfia até hoje da origem de suas ideias, que brotam em jorro mediúnico e depois se calam. Como diz um de seus poemas: “No início era o traço/E do traço fez-se o vício”.

    Publicou em 2004 o livro de poemas Cantos da Senhora da Noite sobre o encontro com a morte e participou de diversas antologias com poema e contos.

    Em 2021 estreou na OIA editora, participando do primeiro volume do Tiro de Letra com seus contos.

Ainda não há avaliaçõesCompartilhe sua opinião. Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

Produtos relacionados

bottom of page