top of page

Menção Honrosa, no VIII Prêmio Hermilo Borba Filho, a matéria-prima da obra Ponteiros de Guerra, escancarada desde o título, é o embate entre tempo e humanidade, esta encarnada em seu componente basilar: a humanidade.

Boa parte de seu conteúdo tem gênese sob o contexto da pandemia do Corona Vírus, período sobre o qual tantas e tantos se desgarraram das horas e calendários. Hoje, num mundo de rostos finalmente descobertos, este ontem segue em latejo sobre nossa forma de percepção do mover dos ponteiros. E esse é o conteúdo subliminar da poética de Fernanda Limão. O tempo segue, arredio e inclemente.

Herdeira de uma profunda vivência com as poéticas populares do agreste pernambucano, traz novo fôlego a uma crescente e, a seu modo, bastante consolidada cena literária de Garanhuns, com o refinamento de um pulso poético preciso, contundente e incisivo. Perfeccionista artesã, poucas palavras, e sempre imensas palavras, bastam para a poeta delinear assombros universais espalhados na cadência de um insistente e infatigável ponteiro.

Tomando por base a constância temática da obra, a OIA Editora lançou-se num ousado projeto gráfico, enriquecido pelas fotografias de Nivaldo Carvalho e Karolyne Albuquerque, repensando os limites sobre o objeto-livro, de maneira que toda e qualquer movimentação sobre a obra nos recorde a tônica temática de Fernanda Limão: o Tempo. Há por onde, ou como, nos libertarmos desta pretensa divindade sempre a achatar-nos individualidades?

Dividido em três partes – Guerrilha das Horas, Tempo de Guerra, Premissas das Horas Asas –, a poeta recorta a fino fio um longo traçado sobre resistência em tempos de caos, recusando-se à mudez em dias severos, afinal, nos dizeres da mesma, “há quem não / escute mas o / silêncio é nômade”.

Ponteiros de Guerra

A classificação é 5.0 de 5 estrelas com base em 1 avaliação
R$ 60,00 Preço normal
R$ 40,00Preço promocional
  • Ficha técnica

    SKU / ISBN: 9786598018443
    Título: Ponteiros de Guerra
    Autor: Fernanda Limão
    Selo editorial: OIA
    Categoria: Poesia
    Idioma: Português-brasileiro
    Páginas:96
    Idade de Leitura: 12
    Dimensões: 18 x 1.2 x 14 cm
    Publicação: 01.06.23
    Revisor: Thiago Medeiros e Andreas Chamorro
    Editor: Thiago Medeiros
    Fotógrafos: Nivaldo Carvalho e Karolyne Albuquerque
    Capista: Carlo Benevides
    Diagramador: Carlo Benevides
    Direção editorial: OIA editora

  • MINIBIO

    Fernanda Limão é poeta, professora e produtora cultural. Natural de São Paulo, vive em Garanhuns desde o ano 2000. Tem poemas publicados em diversas antologias impressas e digitais desde 2010. Em 2018 lançou seu primeiro livro autoral "Olhos de nuvem", pelo selo cartonero Severina Catadora.  Em 2021 lançou o projeto "Tempo Clandestino", incentivado da Lei Aldir Blanc, com textos produzidos durante o primeiro ano da pandemia, disponíveis no perfil @tempoclandestino . Tem poesias publicadas em diversas antologias como: TOC 140 (Fliporto), Profundanças entre outras. Em 2022 foi finalista do prêmio Hermilo Borba Filho, com o livro Ponteiros de Guerra.

Avaliações

Rated 5 out of 5 stars.
Com base em 1 avaliação
1 avaliação

  • Álvaro Bontempo10 de ago. de 2023
    Rated 5 out of 5 stars.
    Fernanda Limão é poeta!

    Poeta de mão cheia, essa mulher de Garanhuns. Belo livro!

    Foi útil?

Produtos relacionados

bottom of page