top of page

O livro O baile das assimetrias, de Émerson Cardoso, apresenta doze contos que fazem alusão direta e indireta aos doze signos do zodíaco. Cada personagem protagonista tende a representar um desses signos, o que poderia criar um problema se o autor não fosse atento à arte literária no que ela tem de mais profundo: suas personagens mimetizam a vida sem cair em estereotipações comportamentais tão comuns quando o assunto é astrologia. Ele está comprometido em apresentar personagens invariavelmente densas em contextos tragicômicos e de ironia inconteste.

Em todos os contos temos personagens cujas existências estão fadadas à realização de uma meta que, por vezes, pode não ser alcançada, mas elas se movimentam, elas agem no mundo – mesmo quando este mundo lhes proporciona frustração, solidão e desamparo. Não nos enganemos com esse livro pensando que o autor cria atmosferas de comicidade com intentos de arrancar do leitor um riso fácil. O riso que ele instiga, por vezes, pode nos conduzir a profundas reflexões, porque a existência não impede ninguém de doer um pouco que seja.

Os temas abordados, devo enfatizar, são densos. Em um mundo no qual as orientações sexuais e a identidade de gênero ainda são consideradas a partir de visões restritivas e preconceituosas, é pertinente trazer à tona personagens que deem representatividade a esses temas. Além disso, a partir do que ele propõe em sua obra, podemos nos indagar: o que a literatura e a astrologia têm em comum? Elas têm em comum a necessidade de dar sentido à nossa ausência de sentido.

Quanto aos astros, eles são indiferentes à nossa existência, portanto nos é cabível dar sentido e beleza ao mundo que comporta essa existência. É isto que as personagens desse livro vivenciam de alguma forma. Elas querem viver, ainda que tenham que impor suas existências a um universo indiferente a elas. Émerson Cardoso é um contista intenso, criativo e cuja linguagem dá forma, com maestria, aos conflitos que surgem em seus enredos. O baile das assimetrias é, certamente, uma obra admirável.

 

Prof. Dra. Marta Maria Aragão Maciel

O Baile das Assimetrias

A classificação é 0.0 de 5 estrelas com base nas avaliações
R$ 56,00 Preço normal
R$ 30,00Preço promocional
  • Ficha técnica

    SKU / ISBN: 9786599643811
    Título: O Baile das Assimetrias
    Autor: Émerson Cardoso
    Selo editorial: OIA
    Categoria: Contos
    Idioma: Português-brasileiro
    Páginas: 120
    Idade de Leitura: 16
    Dimensões: 14 x 0.8 x 21 cm
    Publicação: 11.03.22
    Brindes: Marca-página e cartão-postal
    Revisor/Editor: Carlo Benevides
    Capista/Diagramador: Carlo Benevides
    Direção editorial: OIA editora

  • MINIBIO

    Cícero Émerson do Nascimento Cardoso é de Juazeiro do Norte/CE. Foi membro do Grupo Sétima de Estudos Cinematográficos e escreveu, entre os anos de 2013 e 2017, para a Revista Sétima de Cinema. Publicou o livro de contos Breve estudo sobre corações endurecidos (2011); o cordel A Beata Luzia vai à guerra (2011); o cordel A artesã do chapéu ou pequena biografia de Dona Maria Raquel (2012); o livro de poesia Romanceiro do Norte Juazeiro (2014); a peça teatral A Revolta de Antonina (2015); o pacote de poesia A dança das contundências (2017); o romance O Casarão sem Janelas (2018); o cordel A Punição do Padre Belo (2022). É um dos organizadores dos livros: 1) Antologia poética – Escritores do Cariri (2019) e 2) Poemates Rosavum (2019). Participou das coletâneas do VIII e do IX Festival Internacional de Sonetos Chave de Ouro (2014 e 2015), do VII Prêmio SESC de contos (2018), do XX Prêmio José Telles (2018), Mostra Poética Abril para a Leitura do CCBNB–Cariri (2012 a 2019) e da Mostra de Poemas para a Beata Maria de Araújo (2018, 2019 e 2020). Também participou das coletâneas: Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto: o centenário (2020), Toda forma de amar (2021), Flor en la nieve (2021), Uma noite no Halloween e outros contos (2021) e Tiro de Letra: resistência de uma prosa brasileira em tempos estranhos (2021). Em 2018, recebeu Menção Honrosa no XX Prêmio Ideal Clube de Poesia e foi premiado no VII Prêmio SESC de Contos. Mantém os seguintes blogs: 1) Das insustentáveis levezas: leitura, interpretação e arte e 2) Dimanche de Camomille.

Ainda não há avaliaçõesCompartilhe sua opinião. Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

Produtos relacionados

bottom of page