top of page

a mulher entre as mulheres


leitura de PERLA STUART : A ex-mulher

Texto do escritor Carlo Benevides


Vom me pegar à parênteses inicias para falar de 'Perla Stuart':

"Perla Stuart.
Sua vida era um eterno domingo de dezembro.
Poucos sabiam dos pinos do seu pé. Ela só contava a alguns. Poucos sabiam sobre seu exame de sangue. Desse, só mesmo seu médico. Nenhum ex-marido. Nenhum. Nem mesmo Domenico de Alcântara e Albuquerque Sampaio. Nem tampouco seu filho Adão. Adãozinho. Olhos de uma, sorriso do outro. A voz também era a mesma, e às vezes não sabíamos mais quem imitava quem. (Inicia o autor)"

“O amor e o humor são as minhas formas de enxergar o mundo.
A vida é uma luta, sim, mas toda luta é também uma dança.
E entre as infinitas subidas e descidas dela, eu dançarei.
E não pararei nunca de dançar.”

Não seria sensato, talvez tolo, não perceber que a teatralidade que dança nas pupilas de Dionisio Neto - ator, dramaturgo e diretor de renomada categoria e glórias -, nos troxesse a nossa literatura brasileira contemporânea, uma sátira tão impactante quanto Perla Sturat : a ex-mulher. Vejamos o que diz o texto de apresentação:


"Perla Stuart, uma mulher de personalidade vibrante, é o centro dessa narrativa envolvente. Dionisio Neto, com sua habilidade teatral, conduz o leitor por um mundo onde o amor e o humor são as lentes através das quais enxergamos as nuances da vida.

No primeiro volume desta trilogia, Perla se encontra imersa em um emaranhado de contradições. Ela oscila entre o sonho dionisíaco de uma vida no Rio de Janeiro e a dura e cinzenta realidade de São Paulo. Passado e presente se entrelaçam em sua história, entre uma origem paupérrima e um presente em ruínas. Perla debate-se entre o homem que um dia amou e as possibilidades de novos amores que surgem em seu horizonte. A questão de se manter apegada ou se libertar de seu ex-marido, Domenico, é um dilema constante em sua jornada.
Com sua característica mistura de humor e força, o autor conduz Perla por experiências despidas de artificialidade. Festas repletas de atores famosos, casos com artistas do mundo do funk, viagens de helicóptero, mansões, arte refinada, bons vinhos e refeições saborosas são apenas superfícies que se entrelaçam com a alma humana exposta em sua essência.
Nas páginas de "Perla Stuart", Dionisio Neto utiliza um discurso que remete ao estilo parnasiano e machadiano, trazendo uma atmosfera única a cada cena. No entanto, por trás de toda a pompa e circunstância, é a humanidade nua que se revela, levando Perla e o leitor a uma jornada emocionante de descoberta e autenticidade.
Prepare-se para embarcar em uma aventura literária na qual os tons teatrais se mesclam com o humor e a perspicácia, revelando uma história única e cativante. "Perla Stuart" é apenas o começo dessa trilogia que promete envolver os leitores em um universo onde o amor, o humor e a autenticidade são os fios condutores de uma dança inesquecível."

"Perla" é mais que isso. É retrato do difuso encontro da elite brasileira com a elite de outros states. E na difusão inicial dos leitores, revela-se escandalosamente surreal, pois é tão distópica que apenas pensamos: "Dionisio Neto entra tem muita coragem". Dionisio entra com pés fincados e um sorriso franco para a literatura brasileira. E seu ligar já estava reservado, mesmo sem antes sabê-lo, pois ela sempre esteve lá o esperando. Preciso recomendar algo que rapidamente está se tornando um best-seller? Longa vida! Até porque tenho a impressão que o autor é criador de sucessos e, como diz da personagem de sua obra:


"Perla Stuart é a mulher entre as mulheres."

Perla Stuart - a ex-mulher

Que nos morda os lábios. Cada vez em cada capítulo.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page